O Jiu-Jitsu ainda não é um esporte olímpico, mas um de seus principais golpes, o mata-leão, esteve presente nessa quarta-feira, em Londres. Na partida de handebol feminino entre as seleções de Montenegro e Angola, a jogadora montenegrina Milena Knezevic, de 22 anos, recebeu o golpe da angolana Magda Cazanga, durante o jogo. Ao final da partida, em que Montenegro venceu Angola por 30 a 25, Milena deixou a quadra em uma maca.
Situações como essa acontecem aos montes na rua ou numa partida de futebol, por exemplo. Mas como se proteger?
“O arrocho é feito com os braços. Um braço entra pela frente do pescoço e a mão cata o bíceps do outro braço. Já a outra mão empurra a cabeça para frente”, explica o faixa-preta Andrezinho Nogueira, campeão do Bitetti Combat.
“Como foi tipo no tranco, pode ter machucado o gogó, pescoço ou até a coluna. Se ela soubesse Jiu-Jitsu teria defendido o pescoço, colocando o queixo no peito e virado a cabeça para o lado contrário que entrou a mão”, completou.
E você sagaz leitor, sabe se defender de um mata-leão ou gravata por trás? Não? Então, é hora de você aprender Jiu-Jitsu.
Confira nos vídeos abaixo como sair do golpe indigesto.
1. Pagels e Marcio Correa ensinam defesa de mata-leão em pé
2. Marcos Schubert ensina defesa de gravata por trás
The post Como o Jiu-Jitsu pode ser útil nas Olimpíadas first appeared on Graciemag.