No próximo dia 14, os olhos dos fãs de Jiu-Jitsu estarão voltados para o ginásio da Universidade de San Diego, palco da primeira edição do Metamoris Pro. A proposta do novo evento, idealizado por Ralek Gracie, é ver como alguns dos grandes craques da arte suave se saem numa luta de 20 minutos, sem pontos, vantagens ou decisão dos juízes. Só vence quem finalizar.
Será o formato instigante para os torcedores? Será bom para os atletas? Veremos no dia 14 de outubro, in loco ou via transmissão pela internet, para quem não estiver na Califórnia.
Mas o que será que outra parte integrante e importante do Jiu-Jitsu achou da novidade? Estamos falando do setor de arbitragem. O GRACIEMAG.com quis saber de alguns dos principais juízes do esporte o que eles acharam do Metamoris Pro, e as opiniões foram diferentes.
“Acredito que, como as lutas têm a duração de 20 minutos, dez a mais do que uma luta normal, a técnica vai prevalecer e vencer a força”, aposta Muzio de Angelis, um dos mais competentes juízes da IBJJF.
Já Augusto Tanquinho, árbitro de elite e ainda por cima vice-campeão mundial em 2011, não se empolga tanto assim.
“Sinceramente, não gostei muito das regras. Se vale apenas a finalização, para mim não deveria ter cronômetro. Esse negócio de 20 minutos só vai beneficiar quem quiser segurar o empate, ou seja, não bater. Já que não terão tantas lutas no card, por que não colocar sem tempo, até pegar? Seria mais bonito de se ver”, diz Tanquinho.
Os dois toparam, para encerrar, fazer um exercício de previsão para cada uma das lutas do card:
Roger Gracie vs Marcus Vinicius “Bochecha”
TANQUINHO: “Muito difícil de apontar. Roger nunca foi finalizado e o Bochecha, atual campeão mundial absoluto, também não bate, eu não me recordo de ter visto alguém pegando ele. Escolho o empate”.
MUZIO: “Bochecha é um grande lutador e tem um coração de leão, porém numa luta longa aposto no Roger Gracie”.
André Galvão vs Ryron Gracie
TANQUINHO: “Acho que Galvão finaliza. Ele deve alcançar posições melhores e, com o tempo, vai conseguir a finalização”.
MUZIO: “Nunca vi ao vivo o Ryron lutar, portanto acredito que a luta será bem tranquila para o André, um dos melhores competidores da atualidade”.
Kron Gracie vs Otavio Sousa
TANQUINHO: “Ótima de assistir. Kron é finalizador e tem tudo para sair com a vitória, mas Otavio é o campeão mundial. Vai ser uma das melhores lutas da noite ao meu ver”.
MUZIO: “Esse é o tipo de luta que o Kron gosta, pois nunca se preocupa com os pontos e busca a finalização o tempo todo. Acho que dá Kron”.
Kayron Gracie vs Rafael Lovato Jr
TANQUINHO: “Dois ótimos atletas, equivalentes tecnicamente. Acredito que não teremos finalização nessa luta, dá empate”.
MUZIO: “Luta pedreira e muito bem casada, e qualquer um pode vencer. Pode até pintar um empate, mas aposto no Kayron”.
Jeff Glover vs Caio Terra
TANQUINHO: “Acho o Caio Terra um cara com mais recursos técnicos do que o Jeff Glover, mas o Jeff venceu a última luta deles por pontos. Pode ser que o Caio finalize ou dê empate”.
MUZIO: “Sei que deu Jeff na última luta, na Jiu-Jitsu Expo, mas numa luta mais longa eu aposto no Caio Terra. Ele é muito técnico e perigoso.”
Dean Lister vs Kevin Casey
TANQUINHO: “Acho que o Dean finaliza sem sustos”.
MUZIO: “Para ser sincero, não conheço o Kevin Casey (ex-atleta do Strikeforce), mas conheço bem o Lister, um campeão do ADCC superperigoso e que já finalizou o Rodolfo Vieira sem kimono. Meu voto é para o Dean Lister”.
Jean Jacques Machado vs Nelson Monteiro
TANQUINHO: “Deve ser outra grande luta, acredito que o Jean Jacques leva uma pequena vantagem por tudo que já fez nos ADCCs. Mas o Nelson Monteiro também tem muita bagagem e pode surpreender”.
MUZIO: “Jean Jacques. Voto nele pois é um dos caras mais técnicos que já vi lutar”.
** E para você, fiel amante do Jiu-Jitsu? Quem serão os vencedores do Metamoris Pro? E você, gostou das regras? Mande seu pitaco e tire onda depois.
The post Árbitros do Jiu-Jitsu discordam sobre regras do Metamoris first appeared on Graciemag.