A aprovação de uma lei em Illinois dificulta, e muito, a realização de competições Jiu-Jitsu no estado americano. Segundo informou Rodrigo Comprido ao GRACIEMAG.com, com esta lei o Jiu-Jitsu se equivale ao MMA. O esporte passa a se submeter à Comissão Atlética de Boxe local.
Entre as novas resoluções, segundo o lutador, todos os atletas passariam, por exemplo, a fazer exame de sangue obrigatório, logística difícil em eventos que podem ultrapassar mil inscritos.
Comprido também comentou o possível cancelamento do Chicago Open, maior evento 100% nas regras da arte suave no estado. Sobre isso, a IBJJF, entidade que organiza a competição, passou a sua posição oficial nesta segunda-feira:
“Em vista à lei 1490 do estado de Illinois, de 31 de maio de 2011, a IBJJF procura se adequar à nova regulamentação. A data e local do evento vão ser anunciados assim que possível”, diz o site da Federação Internacional.
O Chicago International Open teve sua primeira edição em 2010 e contou com Rodrigo Medeiros, o Comprido, como campeão do absoluto. Neste ano, houve a edição de inverno do Chicago Open. Entre os campeões, feras como Samuel Braga, Philipe Della Monica, Davi Ramos, Rodrigo Comprido e Gustavo Pires. A próxima edição do torneio agora segue sem data definida.
Existe uma espécie de abaixo assinado no Facebook para dar alguma pressão na negociação com os deputados sobre a lei. Clique aqui.
The post Ameaça em Illinois: IBJJF busca adequação às novas normas first appeared on Graciemag.